Segurança
Back to Blog

Motoristas de aplicativo: veja nossas dicas de segurança ao dirigir

Quem trabalha como motorista de app sabe a importância de se sentir seguro no trânsito. Aliás, muitos são os brasileiros que se dedicam a essa ocupação. Conforme uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil possui mais de 1,4 milhão de motoristas de aplicativo. Em comum entre eles, além da profissão, está a preocupação com a segurança. Afinal, são muitos os relatos de assaltos, sequestros e outras situações que podem ocorrer no interior do veículo.

Casos preocupantes em todo o país

Se você acompanha as notícias, já se deparou, seja em sites ou em conversas com amigos, com muitos casos preocupantes. Um deles é o da influenciadora digital que expôs um motorista de aplicativo que fazia sua viagem. Ela utilizou de seu perfil em uma rede social para difamar o profissional perante seus 18 milhões de seguidores. De acordo com o levantamento realizado por uma plataforma, entre os anos de 2019 e 2020 foram mais de 3.800 relatos de agressão sexual por parte de motoristas e usuários.  

Acontecimentos como esses geram preocupação durante as corridas. Assim, contar com mecanismos que maximizem a segurança interna e a integridade do profissional é necessário. A dica é colocar em prática pequenas atitudes que podem gerar mais tranquilidade na rotina de trabalho. Além disso, contar com recursos que sirvam como prova em possíveis investigações junto à plataforma de trabalho também é importante. As ferramentas de Câmera Secreta e Câmera Ao Vivo, disponíveis no StopClub, atuam nesse sentido. E você pode descobrir todas as suas funcionalidades no decorrer deste artigo.

3 dicas de segurança para motoristas de aplicativo

Evite trabalhar em regiões desconhecidas

A primeira dica é fundamental para a segurança. Afinal, nada melhor do que dirigir em regiões conhecidas. Isso evita, por exemplo, que o motorista caia em locais perigosos, principalmente em horários alternativos. A recomendação é válida, sobretudo, para quem está iniciando na profissão e se sente inseguro com algumas demandas. O melhor é trabalhar em uma região conhecida, na qual os trajetos estejam frescos na memória. Isso evita, por exemplo, que o mapa lhe envie por rotas desconhecidas ou mesmo perigosas. 

Fique atento ao perfil do passageiro

Muitas situações de assalto a motoristas de aplicativo ocorrem a partir de usuários com baixa avaliação. Por isso, ao aceitar uma viagem, verifique a pontuação do passageiro e quantas viagens ele já realizou pelo aplicativo. Assim, é possível ter uma noção acerca de quem entrará no seu veículo. Esse recurso é fundamental, principalmente, quando a viagem será paga em dinheiro. Fique atento tanto ao perfil do usuário, sua avaliação e forma de pagamento, quanto ao local de embarque e desembarque. 

Não reaja a assaltos

Embora essa dica seja importante para todas as pessoas e em qualquer situação, ela deve ser reforçada aos motoristas. E se mesmo com todos os cuidados necessários uma situação como essa ocorrer, é importante manter a calma. Além de não reagir ao assalto, o ideal é atender aos pedidos dos criminosos. Tente lidar com muita tranquilidade, pensando em resolver a situação e preservar a sua vida. 

Lembre-se de que, ao perceber qualquer movimentação suspeita ou desconfiar de algum passageiro, imediatamente você pode ativar a câmera no seu aplicativo do StopClub. 

Como funcionam as câmeras do StopClub?

1. Câmera Secreta

Ela foi pensada para que os usuários tenham mais tranquilidade ao exercer suas atividades profissionais. O app usa secretamente a câmera do smartphone e a vantagem é que as gravações podem ser utilizadas como contraprova, caso o motorista seja acusado injustamente de algum tipo de irregularidade no serviço. Outro benefício é o uso do material como prova jurídica contra passageiros que ajam de maneira inapropriada. 

Para ativar a câmera secreta, é muito simples. O motorista precisa apenas acionar o botão flutuante que fica sempre visível na tela e continuar usando normalmente outros aplicativos no celular. A gravação acontecerá em segundo plano sem que ninguém perceba. Depois, para encerrar, basta clicar no mesmo botão.

2. Câmera Ao Vivo

A Câmera Ao Vivo é uma ferramenta que foi desenvolvida para auxiliar em emergências. Como assim? Simples! Ao ser acionada, essa função passa a transmitir em tempo real as imagens do seu veículo para a rede de amigos cadastrada. Com isso, pessoas de confiança recebem um alerta e podem acompanhar as movimentações no interior do carro. O objetivo é auxiliar em situações de risco, quando o motorista estiver em perigo. 

Ao contrário da Câmera Secreta, que faz gravações e mantém os arquivos salvos no próprio dispositivo, o Ao Vivo faz a transmissão em tempo real para os seus amigos e salva na nuvem por 7 dias . Ou seja, a primeira é utilizada como prova em acusações e investigações, já a segunda foi criada para uso pontual, em momentos de perigo. Com a Câmera Ao Vivo ativada, o motorista pode contar com a ajuda de seus amigos em situações emergenciais. Mas lembre-se: ela deve ser utilizada apenas em emergências naquele momento exato em que ocorrem. Combinado?

Atenção às questões de privacidade do passageiro

Um ponto que deve ser ressaltado é em relação à privacidade do passageiro. O motorista que utilizar qualquer recurso de câmera em suas viagens precisa informar a plataforma. A primeira opção é cadastrar a informação na própria plataforma. Além disso, pode ser inserido um aviso no interior do veículo, como um adesivo, deixando claro o uso de câmeras durante a corrida. 

Quer entender melhor as diferenças entre a Câmera Secreta e a Câmera Ao Vivo?

Sua segurança em primeiro lugar!

Se você é motorista de aplicativo e deseja ter mais segurança na sua rotina, conheça o StopClub. São diversas ferramentas e funcionalidades gratuitas para oferecer a proteção que você precisa em seu trabalho! 

Veja também:
O bode expiatório que a Uber quer

Muitos amigos têm me perguntado: Luiz, por que tantos motoristas de app estão rejeitando e cancelando minhas corridas? Por que está demorando para um motorista chegar? O que a StopClub tem a ver com isso?Este post visa esclarecer essas questões, a razão do serviço da Uber estar pior do que antes e porque estão tentando colocar a StopClub como bode expiatório no meio disso.

28/9/2023
Regulação dos apps: Proposta Uber vale a pena?

Sempre na luta por mais transparência aos motoristas, usamos nossa ferramenta que lançaremos em breve para calcular qual seria o seu ganho líquido, se o valor mínimo proposto pela Uber de R$ 15,6 a hora em viagem, for aceito na Regulamentação das plataformas. Vamos desmascarar tudo isto, então leia até o final para saber.

8/9/2023
Seguro Auto e Proteção Veicular: Qual a diferença e como escolher o melhor?

Se você é um motorista de aplicativo, já deve ter ficado com essa pulga atrás da orelha: Por que preciso de um Seguro? Como saber qual o melhor?

11/11/2022

Mais de 700mil motoristas e entregadores em 1000+ cidades já usam o StopClub!

Baixe 100% grátis

Siga nosso Instagram: @stopclubbrasil