Iniciantes
Back to Blog

Novato na área? O que todo motorista de aplicativo deve saber!

Para aqueles que estão iniciando como motoristas de aplicativo, é importante estar atento a alguns detalhes. Afinal, essa é uma profissão em expansão no Brasil, mas ainda assim requer cuidados e conhecimentos. A verdade é que os apps de transporte revolucionaram o mercado em todo o mundo. Ao mesmo tempo que proporcionam praticidade aos passageiros, representam autonomia e boa renda para os motoristas que sabem trabalhar . A partir de plataformas que aliam inovação e tecnologia, os usuários se conectam e o transporte é otimizado. 

Os aplicativos de transporte oferecem viagens confortáveis e acessíveis aos passageiros. Por outro lado, os motoristas conseguem criar a própria renda mensal, o que representa liberdade e autonomia em suas atividades. Para quem está pensando em se tornar um motorista de app, é importante ter em mente algumas informações. Afinal, não basta simplesmente contar com um veículo e tempo livre para o transporte. O ideal é estar atento aos detalhes para garantir jornadas de trabalho seguras em diferentes aspectos. 

Mas afinal, o que todo motorista iniciante precisa saber?

Carro próprio x Carro alugado

Essa é uma questão recorrente entre os aspirantes a motoristas. O primeiro ponto a se observar é se irá utilizar o veículo próprio. Afinal, é uma profissão que causa bastante desgaste no carro. Em geral, para motoristas que estão trabalhando temporariamente nesta área, como desempregados ou com turnos livres, utilizar o carro próprio pode ser a melhor solução. No caso dos veículos alugados, o custo com a locação pode ser alto e, dessa forma, o motorista precisará trabalhar mais para pagar as mensalidades, o valor do combustível e, ainda, garantir seu lucro mensal.

Para saber qual a melhor opção, o ideal é analisar os custos que o automóvel gera. Afinal, eles vão além do combustível. Deve-se considerar gastos com seguro, manutenção, limpeza, revisão, impostos e depreciação. Nesse sentido, lembre-se de optar por carros econômicos para fazer o transporte de pessoas. E econômicos, aqui, entende-se os veículos que consomem pouco combustível na cidade, além de custos de seguro e de manutenção em conta. 

Avalie os horários de maior movimento

De acordo com cada cidade, é possível encontrar horários com maior demanda de viagens. Além, é claro, dos horários de pico, que costumam ser no início da manhã e no fim da tarde. Por isso, a dica é investir nesses momentos do dia e garantir um bom número de corridas. Para as grandes cidades, com aeroportos e rodoviárias movimentadas, analisar os horários com maior chegada e saída de voos, por exemplo, é uma dica.

Eventos como shows, partidas de futebol, entre outros, também rendem ótimos resultados. Assim, o motorista pode se programar para estar disponível durante esses períodos. Geralmente, as viagens no período noturno são mais rentáveis, pois podem pagar tarifas mais altas. Além disso, são momentos do dia, principalmente aos fins de semana, que o número de motoristas reduz e a demanda aumenta. Consequentemente, consegue-se melhores resultados nas viagens noturnas. Agora, é fundamental estar atento às questões de segurança para realizar corridas tranquilas à noite. 

Falando em segurança... Esteja atento aos detalhes!

A segurança é um detalhe essencial no dia a dia de qualquer profissão. No entanto, motoristas de aplicativo têm valorizado muito essa questão. Afinal, é um trabalho que requer contato constante com o público, além de trajetos que nem sempre são conhecidos. Por isso, lembre-se de verificar a avaliação do passageiro antes que ele embarque, também analise o ponto de embarque e desembarque. No caso de viagens pagas em dinheiro, evite aceitar corridas para destinos que você não conhece. 

Caso sinta-se inseguro, existem muitos recursos que, atualmente, oferecem mais segurança aos motoristas. Além de aplicativos que permitem o contato direto com uma rede de amigos, há ferramentas ainda mais inovadoras. Esse é o caso das câmeras, que gravam tudo o que ocorre no interior do veículo. E o melhor: tudo é feito pela própria câmera do dispositivo. Você pode conhecer mais sobre as funcionalidades do StopClub clicando aqui

A conexão do celular está em dia? E a bateria?

Antes de iniciar a jornada como motorista de aplicativo, lembre-se de adquirir um bom plano de telefone. É fundamental contar com um plano de dados e voz de qualidade para que os aplicativos rodem com facilidade. Lembre-se que, além da plataforma escolhida para as viagens, será necessário usar algum app de GPS. Além disso, existem aplicativos que visam à segurança do motorista, com funcionalidades exclusivas, como é o caso do StopClub.

Lembre-se de ter um carregador de celular dentro do carro, pois com todos os aplicativos rodando, é possível que a bateria dure menos. Assim, você evita qualquer tipo de sufoco com o celular descarregado. Ah! Não se esqueça de adquirir um suporte para o dispositivo, para que ele fique em uma boa posição durante as viagens. A dica é optar por aqueles que ficam presos à saída do ar condicionado. Assim, a tela fica visível ao passageiro, que pode acompanhar o trajeto durante toda a viagem. 

Não comece sua jornada sem conhecer o StopClub!

Se você é motorista de aplicativo e deseja ter mais segurança na sua rotina, conheça o StopClub. São diversas ferramentas e funcionalidades para oferecer a proteção que você precisa em seu trabalho!

Veja também:
O bode expiatório que a Uber quer

Muitos amigos têm me perguntado: Luiz, por que tantos motoristas de app estão rejeitando e cancelando minhas corridas? Por que está demorando para um motorista chegar? O que a StopClub tem a ver com isso?Este post visa esclarecer essas questões, a razão do serviço da Uber estar pior do que antes e porque estão tentando colocar a StopClub como bode expiatório no meio disso.

28/9/2023
Regulação dos apps: Proposta Uber vale a pena?

Sempre na luta por mais transparência aos motoristas, usamos nossa ferramenta que lançaremos em breve para calcular qual seria o seu ganho líquido, se o valor mínimo proposto pela Uber de R$ 15,6 a hora em viagem, for aceito na Regulamentação das plataformas. Vamos desmascarar tudo isto, então leia até o final para saber.

8/9/2023
Seguro Auto e Proteção Veicular: Qual a diferença e como escolher o melhor?

Se você é um motorista de aplicativo, já deve ter ficado com essa pulga atrás da orelha: Por que preciso de um Seguro? Como saber qual o melhor?

11/11/2022

Mais de 700mil motoristas e entregadores em 1000+ cidades já usam o StopClub!

Baixe 100% grátis

Siga nosso Instagram: @stopclubbrasil